Focado em reduzir a inadimplência, um novo programa voltado aos empreendedores que desejam quitar dívidas será lançado em breve. Governo Federal já que projeto e divulgou algumas informações iniciais, incluindo quem pode participar. Confira mais
Depois do sucesso que foi, e está sendo, o Desenrola Brasil, é hora de possibilitar a renegociação de dívidas dos empreendedores. Para isso o Governo Federal está preparando uma medida provisória (MP) que será lançada já na próxima semana.
De acordo com o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, a ideia é oferecer melhores condições de pagamento do débito. Isso significa juros menores e um prazo maior para iniciar o pagamento.
Programa de renegociação de dívidas para empreendedores
- Depois do Desenrola para pessoa física e do Desenrola Fies, o governo estuda dois novos programas, um para produtores rurais, saiba mais.
- E o outro para micro e pequenos empreendedores.
- De acordo com o ministro o governo não vai investir dinheiro no programa, mas vai disponibilizar R$ 7 bilhões, vindos do Fundo Garantidor de Operações (FGO), que também foi usado no Desenrola para pessoa física, e até R$ 35 bilhões em crédito.
- Esses recursos darão mais segurança aos bancos de que a dívida seja paga pelo empreendedor ou coberta pelo fundo, em caso de nova inadimplência.
- O programa deve atingir 6 milhões de Microempreendedores Individuais e 2 milhões de pequenas empresas.
- De acordo com França alguns detalhes ainda estão sendo finalizados, como a taxa máxima de juros mensais, que o governo pretende manter em 1% ou pouco mais e a anual em 13%.
De acordo com a colunista especialista Laura Alvarenga, os empreendedores têm empréstimo com melhores condições através do Pronampe, saiba mais.