Mora sozinho? Governo libera Bolsa Família e DIVERSOS benefícios sociais; veja como receber

Os benefícios sociais do Governo Federal são uma forma de ajudar os brasileiros de baixa renda a se estabilizarem financeiramente. Assim, quem mora sozinho também pode ter acesso aos programas sociais, como o Bolsa Família, o Vale Gás, BPC e outros.

Mora sozinho? Governo libera Bolsa Família e DIVERSOS benefícios
sociais; veja como receber. (Imagem: FDR)

O primeiro passo para acessar os benefícios é estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único), pois é ele quem vai eleger quem se encaixa em cada programa social.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica mais sobre o Bolsa Família, confira.

Benefícios sociais para quem mora sozinho

Existem uma série de iniciativas sociais além do Bolsa Família que possibilitam às pessoas que moram sozinhas a receber um auxílio, desde ajuda financeira até reduções em serviços básicos. Confira alguns benefícios abaixo:

Isenção de taxa em concursos públicos

Inscritos no CadÚnico que possuem uma renda familiar inferior a meio salário mínimo podem solicitar a isenção da taxa de inscrição na hora de realizar um concurso público.

Para conseguir o benefício, na hora da inscrição o candidato deve declarar a condição e informar o seu NIS.

Tarifa Social de energia elétrica

O desconto da Tarifa Social é concedido às pessoas inscritas no CadÚnico e para solicitar é necessário entrar em contato com a empresa que presta o serviço de abastecimento elétrico da sua região para informar o NIS, além de confirmar o valor da sua renda. Caso você esteja apto para receber o desconto, a empresa de energia irá aplicá-lo automaticamente após o contato.

Benefício da Prestação Continuada (BPC)

O BPC é destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência e para recebê-lo é necessário que a renda familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo. 

Esse benefício paga o valor de um salário mínimo mensalmente para os inscritos nele para ajudar financeiramente. 

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.