Acesso à internet para todos: Programa Internet Brasil oferece chips gratuitos

Idealizado pelo Governo Federal, o Internet Brasil foi lançado para auxiliar os alunos que necessitam de internet para desenvolver seus estudos, mas não têm acesso. Para garantir a conexão à  internet, o programa distribuirá chips gratuitos para estudantes brasileiros.

Acesso à internet para todos: Programa Internet Brasil oferece chips gratuitos
Imagem: FDR

No início, apenas os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) serão beneficiados com o Internet Brasil com os chips de banda larga móvel. Não serão distribuídos celulares para o uso dos chips.

Até o final de 2024, a expectativa do Ministério das Comunicações é distribuir 100 mil chips de internet grátis para estudantes de famílias de baixa renda em todo o país.

Como se inscrever para receber a Internet gratuita?

O programa estará disponível para um grupo específico inicialmente. São eles:

Para se inscrever no CadÚnico, é necessário:

A adesão ao programa deve ser feita pela Secretaria de Educação e pela escola do estudante. Os chips são neutros e possibilitam a troca de operadora de forma remota, sem precisar substituir o chip físico.

É importante lembrar que o Internet Brasil não fornecerá o aparelho celular, apenas o chip com acesso gratuito à internet. Os estudantes e responsáveis devem estar cientes de que é necessário já possuir um dispositivo compatível para utilizar o benefício.

Projeto de Internet gratuita já entrou em vigor

O Internet Brasil já entrou em vigor no país. Até o momento, foram disponibilizados mais de 10 mil chips com serviço de dados em seis municípios do Nordeste: Caicó (RN), Campina Grande (PB); Caruaru (PE); Juazeiro (BA); Mossoró (RN); e Petrolina (PE); e em três municípios do Sudeste, em Minas Gerais: em Araguari, Conceição das Alagoas e Uberaba.

Além da internet, outros benefícios do Governo Federal foram criados para auxiliar a educação dos alunos da rede pública, como o Programa Pé-de-meia. A colunista Laura Alvarenga comentou sobre os programas sociais disponíveis aqui.

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile