Nova ISENÇÃO no Imposto de Renda foi aprovada pelo Senado

Aguardada por milhares de brasileiros, a nova isenção no Imposto de Renda (IR) foi aprovada pelo Senado. O benefício será apenas para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos. A proposta será enviada para sanção do presidente Lula.

Nova ISENÇÃO no Imposto de Renda foi aprovada pelo Senado
Imagem: FDR

O Imposto sobre a Renda  ou Imposto sobre o Rendimento de Pessoa Física (IRPF) é um tributo existente em vários países, em que cada contribuinte é obrigado a pagar uma certa porcentagem de sua renda ao governo. Por meio da declaração, ele informa à Receita Federal quais foram seus rendimentos no ano anterior. Isso inclui: salário, verbas rescisórias, programas trabalhistas, venda de bens, resgate em investimento, entre outros. 

A partir dos valores, é aplicada a tributação do Imposto de Renda 2024 ao contribuinte. Quem somou rendimento mensal de no máximo dois salários mínimos, R$ 2.824, no ano passado está isento da cobrança. A expectativa da Receita Federal é que, em 2024, 43 milhões de brasileiros declarem o Imposto de Renda.

Isenção do Imposto de Renda foi aprovada?

Quem tem direito à isenção do Imposto de Renda?

Além do limite de até dois salários mínimos, existem outras situações que dão direito à isenção do Imposto de Renda neste ano. São questões garantidas por lei que envolvem idade, condições de saúde, prestação de informações para a Receita Federal e outros. A isenção está prevista para:

A especialista Lila Cunha explica sobre o protocolo necessário para se livrar da declaração. Leia aqui.

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile