Mudanças na CNH para IDOSOS: entenda as novas regras já em funcionamento

Novos prazos de validade e até gratuidade marcam as mudanças da CNH para idosos. As alterações são válidas para todos os estados brasileiros. Além disso, outras alterações devem ser válidas para os demais condutores. Veja o que muda.

Mudanças na CNH para IDOSOS: entenda as novas regras já em funcionamento (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Condutores de todo o país devem ficar atentos às mudanças na CNH para idosos e demais públicos. Agora o documento poderá ser gratuito e novas etapas podem ser necessárias. As mudanças já são válidas em todo o país há algumas semanas.

Mudanças na CNH para idosos

Agora o prazo de renovação do documento depende da idade do condutor, isso representa uma mudança significativa para os idosos. Confira os novos prazos para esse grupo:

  • Pessoas com até 49 anos – 10 anos
  • Entre 50 e 60 anos – 5 anos
  • Mais de 70 anos – 3 anos

Além disso, idosos com mais de 65 anos podem ter gratuidade na CNH, desde que residam em cidades com até 50 mil habitantes.

Um texto em análise na Câmara poderá conceder descontos na renovação do documento, nessa matéria eu te explico melhor sobre isso.

Mudanças na CNH

  • Agora todos os condutores terão que passar pelos exames psicológicos e toxicológicos, independentemente da categoria do documento.
  • Os motoristas com categoria C, D e E devem apresentar resultado negativo no exame toxicológico, que deverá ser feito a cada 2 anos 6 meses.
  • Em alguns casos poderá ser necessário um exame médico para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
  • Para mudar da categoria D para E o condutor não poderá ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses. 
  • O limite de pontos para recebimento de multa passou de 20 para 40 pontos.
  • A suspensão do documento só acontecerá se o motorista acumular 40 pontos no período de um ano, ou seja, 12 meses.

De acordo com a nossa especialista Laura Alvarenga a Carteira Nacional de Habilitação deixou de ser obrigatória para alguns condutores, veja.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.