Jovens de até 16 anos com direito ao BPC têm novidade anunciada HOJE (17/4)

Independente da idade, pessoas com deficiência podem solicitar a liberação do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Mas, uma portaria publicada pelo Ministério da Previdência Social nos últimos dias torna o acesso ao auxílio mais simples para aqueles que possuem menos de 16 ano de idade. 

bpc
Jovens de até 16 anos com direito ao BPC têm novidade anunciada HOJE (17/4) (Imagem: FDR)

Na realidade, o pedido do BPC para jovens com menos de 18 anos é feito por seus pais ou responsáveis, eles são os representantes legais do menor de idade. Como o auxílio somente é liberado nesta idade quando a pessoa for deficiente, é obrigatória a passagem por perícia médica. 

Novidade na perícia médica no BPC para jovens

A novidade trazida pela portaria nº1.059 publicada em 11 de abril de 2024, é relacionada a documentação exigida no momento da perícia médica do BPC. A ideia do Ministério da Previdência Social é conseguir facilitar a identificação do menor que precisa estar obrigatoriamente acompanhado de um responsável legal. 

A mudança é relacionada a:

Esta mudança será eficaz, principalmente, para crianças que normalmente não possuem o RG. Embora o documento possa ser emitido desde os primeiros dias de vida do bebê. Hoje, a CNI (Carteira Nacional de Identificação) já está disponível, eu ensino como emiti-la nesta matéria

Como pedir o BPC para menor de idade?

Para ter direito ao BPC é necessário que toda família esteja inscrita no Cadastro Único. Além disso, o pagamento de 1 salário mínimo somente é liberado para os grupos que possuem renda de no máximo 1/4 do salário mínimo por pessoa. 

Não existe uma lista de doenças que garantem o benefício, o que existe é uma regra muito clara: a incapacidade física ou mental precisa tornar aquele indíviduo incapaz de forma permanente. Essa comprovação somente será feita pela perícia médica. 

O pedido é feito online no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), depois da inscrição no CadÚnico.

 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile