Atualize seu RG: descubra os benefícios do novo modelo para idosos

Os brasileiros já podem atualizar os seus documentos e emitir o novo modelo de RG (Registro Geral). Esta versão foi chamada de CNI (Carteira Nacional de Identificação), e ainda não é obrigatória. Para os idosos, porém, esse modelo mais moderno pode ser uma opção mais vantajosa por alguns motivos. 

novo rg
Atualize seu RG: descubra os benefícios do novo modelo para idosos (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Desde o início deste ano o governo federal obrigou que todos os estados brasileiros passassem a emitir a versão mais moderna do RG. Mesmo que não seja obrigatório usar a CNI, o cidadão deve ter essa opção disponível caso queira emitir o modelo. Ou seja, os órgãos de identificação precisam estar preparados para disponibilizar essa opção. 

Apenas a partir de 2032 é que a CNI passa a ser obrigatória para todos os brasileiros. A mudança foi defendida pelo Ministério da Gestão e Inovação porque nesta versão os dados são mais seguros. É que chegará ao fim o número de RG e torna o CPF a única forma de identificação do brasileiro.

Hoje, é possível emitir um RG diferente por estado. Nesta ação o governo federal acredita que as fraudes e irregularidades, como a duplicidade de documentos, falsidade ideológica, e golpes de um modo geral, possam diminuir ao evitar que mais de um documento de identificação seja emitido pela mesma pessoa. 

Benefícios da CNI para os idosos

Ao trocar o seu documento atual para a CNI, os idosos vão se deparar com dois benefícios mais relevantes. Além do fato de que a primeira versão, bem como a renovação do documento são totalmente gratuitos

Outra opção de documento interessante é a Carteira do Idoso, eu ensino como emitir nesta matéria

Prazo de validade da nova carteira de identidade

Além dos idosos, os cidadãos de um modo geral também terão o prazo de validade da CNI ampliado. As crianças é que possuem o menor prazo, mas porque a sua aparência física muda com mais facilidade do que de uma adulto. 

O prazo deve ser ignorado quando a renovação for necessária, em situações como: perda ou roubo do documento, alteração de nome, alteração de sexo, inclusão de sobrenome. 

Novidades liberadas na emissão do novo RG

Do RG atual para a nova carteira de identidade existem alguns pontos que chamam atenção. Segundo o governo federal, ao emitir a versão mais moderna o cidadão será beneficiado com:

Onde emitir o novo RG de graça 

Para emissão do novo RG de forma totalmente gratuita, basta seguir o passo a passo:

A versão online pode ser emitida pelo App do Gov.br após a emissão da carteira física. 

Estados que já estão emitindo a versão da CNI

 

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile