Prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 é o dia 31 de maio. Até lá todos os contribuintes que não estão isentos devem fazer o envio das informações. Isso pode incluir os motoristas de app. Veja se você será obrigado a declarar.
Se você é motorista de app deve ficar atento às suas obrigações para evitar problemas, como o pagamento de multa. Diferente de outros contribuintes esses brasileiros podem ter uma grande vantagem na hora de declarar o Imposto de Renda 2024.
Motorista de app é obrigado a entregar a declaração do Imposto de Renda?
- Não há uma regra direta que seja aplicada ao motorista de aplicativo, ou seja, estar inserido nessa categoria não desobriga a entrega da declaração.
- Mas, se você recebeu rendimento tributáveis, como o pagamento pelo trabalho, acima de R$ 30.639,90 terá que emitir a declaração.
Isso porque essa é a nova faixa de isenção adotada pela Receita Federal nesse ano. Nossa especialista Lila Cunha explica quais os procedimentos necessários para se livrar da declaração, confira.
Como motorista de app declara o Imposto de Renda?
- A boa notícia é que para essa categoria é aplicado o desconto de 40% nos rendimentos na hora da declaração. Para a Receita Federal esse percentual seria gasto com manutenção, por isso ele é deduzido, afinal não fica de fato com o profissional.
- Isso significa que você terá que informar apenas 60% do que recebeu ao longo de 2023.
- No entanto, essa regra não se aplica ao motorista registrado como MEI ou como empresa, ou seja, apenas quem não tem CNPJ tem direito a essa dedução.
- Caso precise declarar, o motorista deve utilizar o carnê-leão é ele que fará o cálculo do imposto que deverá ser pago. Após isso os dados são transmitidos à Receita Federal e o profissional pode fazer a declaração.
Para ter acesso a mais informações sobre o Imposto de Renda, clique aqui.