STF revisará saldos retidos no FGTS entre 1999 e 2013. Entenda os riscos

Em pouco tempo o STF (Supremo Tribunal Federal) deve voltar a avaliar o cálculo de rendimento anual do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Todas as contas que foram abertas no fundo a partir de 1999, e principalmente até 2013, poderão ser impactadas dependendo da decisão da Corte. 

fgts
STF revisará saldos retidos no FGTS entre 1999 e 2013. Entenda os riscos (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

 

O julgamento do STF é em relação a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) nº5090 que foi solicitado pelo partido Solidariedade em 2014. Já naquela época começou a discussão sobre a constitucionalidade do atual índice de correção usado para reajuste anual do FGTS

O que pode mudar nas contas do FGTS?

Para entender melhor o que pode mudar na sua conta do FGTS, acompanhe os principais pontos:

Se aprovado um novo índice de correção para o FGTS, a ideia é que os valores cresçam mais do que atualmente. Embora especialistas defendam que o uso do IPCA não seria suficiente. Entenda como seus ganhos podem aumentar lendo esta matéria escrita por mim. 

O que vai ser julgado pelo STF?

Diante deste cenário, o STF deve julgar sobre a correção do FGTS:

O julgamento ainda não tem data para acontecer. Mas, a mais recente atualização é o envio de proposta da AGU sobre o uso do IPCA. 

 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile