No Brasil, os idosos com mais de 60 anos contam com uma série de direitos e benefícios garantidos pelo Cartão do Idoso, que proporcionam uma melhor qualidade de vida e acesso facilitado a serviços gratuitos e atendimentos prioritários em diversos estabelecimentos.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/fdr-fv24-28.jpg)
exclusivos. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
O novo Cartão do Idoso garante benefícios exclusivos e pode ser emitido de forma gratuita. Além disso, o cartão está disponível para todos os idosos que preencham os requisitos estabelecidos pela lei.
Com a emissão simplificada, o novo Cartão do Idoso visa promover uma melhor qualidade de vida para a população idosa.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre os benefícios dos idosos, confira.
Benefícios do Cartão do Idoso
Os idosos que possuem a carteira tem diversos benefícios que facilitam as atividades feitas ao longo do dia, são eles:
- Gratuidade de pagamentos e acesso prioritário em diversos estabelecimentos;
- Atendimento prioritário em órgãos públicos;
- Gratuidade de viagens interestaduais feitas de ônibus;
- Gratuidade para utilizar o transporte público.
- Além dos benefícios do Cartão do Idoso, as pessoas com mais de 60 anos podem garantir a aposentadoria do INSS e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Como solicitar o Cartão do Idoso?
A solicitação do Cartão do Idoso pode ser feita online através do site de serviços gov.br. Nele, basta clicar no botão ‘iniciar’, após em ‘emitir carteira’ e inserir os dados pessoais como RG ou CNH, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e número do CPF. Depois de fornecer seus dados, o sistema vai verificar as informações e, se estiver tudo certo, o Cartão do Idoso estará disponível para baixar no próprio site do governo.
Caso prefira realizar o atendimento presencialmente, basta se dirigir a uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) com um documento de identificação com foto, CPF e número do NIS.