Inscritos no CadÚnico se surpreendem com atualizações de valores

O Cadastro Único (CadÚnico) é uma ferramenta de cadastramento do governo para reunir informações de várias famílias de baixa renda para que elas possam ser beneficiadas com programas sociais.

Inscritos no CadÚnico se surpreendem com atualizações
de valores. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

E neste mês de abril os inscritos no CadÚnico terão atualização de valores. Isso acontecerá pois neste mês será pago o Vale-Gás, um benefício que ajuda financeiramente na compra do gás de cozinha das famílias inscritas no Bolsa Família.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Vale Gás, confira.

O que é o Vale Gás?

O Vale Gás é um benefício pago pelo Governo Federal no valor de R$ 102 aos inscritos no CadÚnico. O valor é equivalente ao preço de um botijão de gás de cozinha e pode variar de acordo com cada mês, pois ele é baseado no preço médio do botijão no momento em que será pago.

Este benefício é pago a cada dois meses, ou seja, será pago novamente agora em abril através das contas do Caixa Tem, as quais geralmente recebem os pagamentos de benefícios sociais pagos pelo governo.

Regras para receber o Vale Gás em abril

Para receber o Vale Gás em abril é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo Governo, como, por exemplo:

O programa também dá prioridade aos benefícios de acordo com base em critérios como atualização no CadÚnico nos últimos dois anos, menor renda, maior quantidade de integrantes na família, participação no Auxílio Brasil.

Quando o Vale Gás será pago?

O pagamento do Vale Gás segue o mesmo calendário do Bolsa Família, ou seja, na ordem do último dígito do NIS (Número de Identificação Social) de cada pessoa que está recebendo o benefício. Assim, agora em abril o pagamento começará a ser feito no dia 17. 

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile