Crédito do MEI para empreendedores inscritos no Bolsa Família vai valer a pena? Descubra

Quem recebe o Bolsa Família e faz alguma atividade profissional poderá se beneficiar. Para isso precisará formalizar a prestação do seu serviço, e se tornar MEI (Micro Empreendedor Individual). O governo federal estuda a liberação de empréstimo para os empreendedores incentivando sua independência financeira.

crédito bolsa família
Crédito do MEI para empreendedores inscritos no Bolsa Família vai valer a pena? Descubra (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O empréstimo para empreendedores que recebem o Bolsa Família ainda está em estudo. Em breve o governo federal deve lançar oficialmente esta opção. A ideia é que o profissional dê início a sua formalização como MEI, recolha impostos e contribua para a Previdência Social, mas sem ser excluído do Bolsa. 

Como inscrito no Bolsa Família vai abrir um MEI?

A abertura de um MEI é muito simples, e acontece de forma online. Qualquer pessoa que realize uma das atividades que se encaixam na categoria pode abrir a sua empresa, sendo que o número de CNPJ é gerado automaticamente. 

Há o limite de faturamento de R$ 81 mil por ano para se enquadrar neste regime. Além da contratação de no máximo 1 funcionário, e do impedimento de ser sócio ou proprietário de outra empresa. Hoje, quem recebe o Bolsa Família pode ser MEI, mas fica com seu rendimento limitado. 

Por isso, muitas pessoas preferem se manter na informalidade para que o Bolsa continue sendo pago e a sua qualidade de vida não seja prejudicada. A abertura da empresa funciona assim:

  • Acesse o Portal do Empreendedor;
  • Clique em “Quero ser MEI”;
  • Selecione a opção “Formalize-se”;
  • Agora, faça login pelo Gov.br;
  • Preencha os campos necessários. 

Descubra mais sobre as obrigações do MEI clicando nesta matéria escrita por mim.

Empréstimo para MEI que recebe o Bolsa Família vai valer a pena?

A resposta é: depende! Antes de solicitar o crédito para o MEI é preciso entender se o produto vai ajudar na sua empresa, e o valor das parcelas vão se encaixar no seu orçamento. 

A expectativa do governo Lula é alcançar 44% dos beneficiários do Bolsa Família que recebem acima de R$ 800 e empreendem algum negócio. O Sebrae vai ajudar no oferecimento do crédito.

O empréstimo vai valer a pena para:

  • Comprar mais matéria prima para produzir;
  • Investir no crescimento da sua empresa, em tamanho ou na oferta de produtos;
  • Quitar dívidas que estejam atrapalhando a evolução do seu negócio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com