O Banco Central está realizando um mutirão de renegociação de dívidas e orientações aos brasileiros. Ação que tem o objetivo de reduzir a inadimplência acontece em parceria com alguns órgãos. Veja como participar.
O Banco Central (BC), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor e Procons realizam mutirão de renegociação de dívidas. A iniciativa permite que os brasileiros quitem débitos com bancos e instituições financeiras em qualquer lugar do país.
Essa é mais uma ação voltada a redução da inadimplência, mas corra, pois, as renegociações só poderão ser feitas até o próximo dia 15 de abril.
Renegociação de dívidas
- Apenas as dívidas que não tiveram bens dados como garantia podem ser renegociadas nesse mutirão; além disso, dívidas que estejam em dia ou prescritas não podem ser renegociadas.
- Os consumidores poderão renegociar débitos com cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal e outras modalidades relacionadas ao crédito com bancos e financeiras.
- Pessoas que fazem parte da Faixa 1 do Desenrola Brasil não são atendidas pelas renegociações.
De acordo com a nossa especialista Lila Cunha é possível as dívidas com o Fies podem ser renegociadas pelo Desenrola Brasil, saiba mais.
O que fazer para quitar dívidas?
- O primeiro passo para a renegociação é acessar o Registrato e conferir quais são os débitos em seu nome, para isso clique aqui.
- Após isso o consumidor poderá fazer a renegociação diretamente com o banco responsável pelo débito, para saber quais os canais de comunicação, clique aqui.
- Caso prefira fazer a renegociação presencialmente, procure um dos Procons que aderiram ao mutirão.
A Febraban também criou um site com dicas para você se livrar do endividamento e voltar a ter o nome limpo, confira no site oficial.