Beneficiários do INSS afetados: 6 milhões ficarão sem pagamento do 13º salário

SãO PAULO (SP) — Aguardado por milhões de segurados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o pagamento do 13º salário do Instituto será iniciado em breve. Por meio dele será possível obter uma parcela extra do benefício mensal que é liberado pelo INSS. No entanto, alguns grupos não serão contemplados.

Beneficiários do INSS afetados: 6 milhões ficarão sem pagamento do 13º salário. (Imagem: FDR)

O benefício é liberado apenas para segurados que realizaram contribuições para a Previdência Social. Dessa forma, têm direito ao pagamentos os aposentados, pensionistas e trabalhadores que receberam algum tipo de pagamento pelo INSS. Esse último grupo inclui os pagamentos realizados por meio do auxílio-maternidade ou auxílio-doença, por exemplo.

Já para quem ganha benefícios sociais, o pagamento do 13º salário não será realizado. Ou seja, os brasileiros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não serão contemplados com o benefício. Isso porque o programa social se trata de uma iniciativa do Governo Federal, não um benefício obtido por meio da contribuição.

Entenda como funciona o BPC:

Confira outros detalhes sobre o pagamento realizado por meio do BPC neste link.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile