É possível acumular beneficios do INSS? Entenda possibilidades para AUMENTAR a renda

INSS oferece benefícios previdenciários para várias situações, como doença, nascimento de uma criança, aposentadoria, entre outras. O medo de muitos segurados é acabar perdendo um benefício. O que muitos não sabem é que é possível acumular mais de um.

É possível acumular benefícios do INSS? Entenda possibilidades para AUMENTAR a renda (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Talvez você não saiba, mas é possível acumular mais de um benefício do INSS. No entanto, nem todos podem ser recebidos simultaneamente. Por isso o segurado precisa ficar atento às regras de concessão definidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Quais são os tipos de benefícios oferecidos pelo INSS?

Benefícios da Previdência Social

Benefícios Assistenciais

Por se tratar de um benefício assistencial e não de uma aposentadoria, o BPC não paga 13º salário. Por sinal, o INSS vai antecipar o pagamento do abono anual, nossa especialista Lila Cunha te apresenta o calendário de depósitos, confira.

Benefícios do INSS que podem ser acumulados

Agora que você já sabe quais são os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social fica mais fácil entender quais podem ser acumulados. Antes da Reforma da Previdência de 2019 o acúmulo de dois benefícios não era reduzido, ou seja, o beneficiário recebia o valor total dos dois benefícios.

No caso da pensão por morte o segurado não pode acumular mais de uma deixada pelo companheiro do mesmo regime previdenciário. Por outro lado, é possível acumular a pensão por morte com outros benefícios.

Nesse caso o benefício mais vantajoso será mantido integralmente enquanto o outro será recebido parcialmente. Ou seja, se a pensão por morte tiver um valor maior o segurado receberá o valor total dela, e parte do valor do outro benefício.

Qual benefício pode acumular com pensão por morte?

Além disso, também é possível receber a pensão por morte e outros benefícios, como: auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, salário-maternidade. Em alguns casos também é possível acumular com o auxílio-reclusão.

É possível acumular benefícios do INSS? Entenda possibilidades para AUMENTAR a renda (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Benefícios que não podem ser acumulados 

Solicitação da pensão por morte

Os dependentes do segurado falecido têm até 90 dias para pedirem a pensão por morte. Caso eles sejam menores de 16 anos esse prazo é estendido para até 180 dias.

Ao contrário do que muita gente pensa, a pensão por morte só é vitalícia, ou seja, dura a vida toda, caso o dependente tenha mais de 45 anos. Para os demais há um prazo predefinido para receber o pagamento. A solicitação pode ser feita pelo site Meu INSS.

 

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile