Novidades no INSS surpreendem e prometem facilidade para idosos

Em busca de aprimorar o seu relacionamento com os aposentados, pensionistas e trabalhadores segurados, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou uma novidade. Quem precisar entrar em contato por meio da Central de Atendimento por telefone, será surpreendido com novos e diferentes recursos. 

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Novidades no INSS surpreendem e prometem facilidade para idosos (Foto: FDR)

Desde a última quarta-feira (10) os segurados que necessitam ligar para o INSS por meio do número 135, foram surpreendidos com uma nova ferramenta. Inicialmente em período de testes, está sendo liberado o acesso a um menu digital de autoatendimento, direto na tela do celular.

Novidades na Central 135 do INSS

Aos poucos, os aposentados, pensionistas e todos aqueles que têm interesse em entrar em contato com INSS por telefone terão acesos ao novo menu. Vai funcionar da seguinte forma:

  • Quando ligar no 135, o menu digital irá aparecer para o cidadão que estiver conecto a internet ( por WiFi ou dados móveis);
  • Aqueles que estiverem sem conexão terão o acesso direito a central de atendimento, sem a disponibilização do menu. 

Em outras palavras, ao fazer o contato via telefone o idoso terá a recomendação de que resolva seu problema pelo menu digital, sem necessidade de falar com um atendente. 

No entanto, o atendimento digital não será obrigatório e o cidadão pode, a qualquer momento, clicar em “voltar para a ligação” para que a chamada seja direcionada para o 135.

Serviços liberados na Central de Atendimento 135

O INSS tem buscado formas de agilizar o seu atendimento. Um exemplo é o uso de atestado médico para benefícios por incapacidade, procedimento que eu dou mais detalhes nesta matéria

A Central de Atendimento número 135 sempre funcionou como uma opção para quem não tem conexão com a internet e por isso não consegue usar o App Meu INSS. Desde o ano passado as ligações feitas por celular são gratuitas. 

É possível usar o canal para:

  • Pedir um novo benefício;
  • Agendar atendimento presencial;
  • Consultar extrato de pagamentos;
  • Consultar andamento do seu pedido;
  • Solicitar reagendamento. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com