Em busca de aprimorar o seu relacionamento com os aposentados, pensionistas e trabalhadores segurados, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou uma novidade. Quem precisar entrar em contato por meio da Central de Atendimento por telefone, será surpreendido com novos e diferentes recursos.
Desde a última quarta-feira (10) os segurados que necessitam ligar para o INSS por meio do número 135, foram surpreendidos com uma nova ferramenta. Inicialmente em período de testes, está sendo liberado o acesso a um menu digital de autoatendimento, direto na tela do celular.
Novidades na Central 135 do INSS
Aos poucos, os aposentados, pensionistas e todos aqueles que têm interesse em entrar em contato com INSS por telefone terão acesos ao novo menu. Vai funcionar da seguinte forma:
- Quando ligar no 135, o menu digital irá aparecer para o cidadão que estiver conecto a internet ( por WiFi ou dados móveis);
- Aqueles que estiverem sem conexão terão o acesso direito a central de atendimento, sem a disponibilização do menu.
Em outras palavras, ao fazer o contato via telefone o idoso terá a recomendação de que resolva seu problema pelo menu digital, sem necessidade de falar com um atendente.
No entanto, o atendimento digital não será obrigatório e o cidadão pode, a qualquer momento, clicar em “voltar para a ligação” para que a chamada seja direcionada para o 135.
Serviços liberados na Central de Atendimento 135
O INSS tem buscado formas de agilizar o seu atendimento. Um exemplo é o uso de atestado médico para benefícios por incapacidade, procedimento que eu dou mais detalhes nesta matéria.
A Central de Atendimento número 135 sempre funcionou como uma opção para quem não tem conexão com a internet e por isso não consegue usar o App Meu INSS. Desde o ano passado as ligações feitas por celular são gratuitas.
É possível usar o canal para:
- Pedir um novo benefício;
- Agendar atendimento presencial;
- Consultar extrato de pagamentos;
- Consultar andamento do seu pedido;
- Solicitar reagendamento.