Idosos vinculados ao INSS ficam em ALERTA após informe de redução salarial

Foi trazido pela imprensa, e pouco depois confirmado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que alguns aposentados e pensionistas estão com redução salarial. A diminuição no valor do benefício tem haver com descontos relativos a serviços que estão sendo aplicados, mas sem a autorização dos segurados. 

inss
Idosos vinculados ao INSS ficam em ALERTA após informe de redução salarial (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

É comum que alguns serviços contratados por aposentados e pensionistas do INSS tenham desconto em sua folha salarial. Quer dizer, eles pedem por um empréstimo, assinam um plano de saúde ou seguro, ou ainda, entram em sindicatos e associações, e indicam que o pagamento desta contratação deve ser feito com desconto direto no seu benefício. 

Descontos fraudulentos no salário do INSS

Embora o sistema de consignado seja muito comum, alguns segurados do INSS perceberam que estava acontecendo redução do seu benefício, sem que tenham concordado com isso. O caso agora está em investigação, e a Polícia Federal já foi avisada. 

O que tem ocorrido, segundo o próprio INSS é que:

De acordo com a apuração da CGU (Controladoria Geral da União), o faturamento mensal dessas empresas acusadas de fraude, saltou de R$ 85 milhões para R$ 250 milhões mensais de 2023 para 2024. 

Como impedir que o salário do INSS diminua?

Para impedir que os descontos no seu salário do INSS continuem, o aposentado ou pensionista pode solicitar o fim do desconto de forma online. Mas também é importante que registre uma denúncia contra os autores dessa fraude. 

O tutorial completo para bloquear o desconto do seu salário está explicado nesta matéria escrita por mim. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile