Enem 2024: quando será possível pedir isenção da taxa? confira calendário oficial

O Ministério da Educação divulgou as primeiras informações sobre o Enem 2024. Pedido de isenção poderá ser feito em poucos dias; quem faltou nas últimas edições terá que justificar a ausência. Confira as datas do exame desse ano.

Enem 2024: quando será possível pedir isenção da taxa? confira calendário oficial (Imagem: FDR)

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas mais importantes aplicadas no país, pois, possibilita o acesso ao ensino superior. As datas do Enem 2024 acabam de ser divulgadas pelo MEC, agora a ansiedade dos estudantes deve diminuir um pouco.

A primeira etapa do exame será a solicitação de isenção, que possibilita a participação sem necessidade de pagamento da taxa.

Cronograma do Enem 2024

  • Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 15 a 26 de abril
  • Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio
  • Período de recursos: 13 a 17 de maio
  • Resultado dos recursos: 24 de maio

A justificativa de ausência é o procedimento voltado a quem teve gratuidade em 2023, mas não fez a prova e deseja pedir a isenção novamente. Quem não tiver a justificativa aceita terá que pagar para participar desta edição.

Pedidos de isenção no Enem 2024

  • Os pedidos poderão ser feitos pela Página do Participante. A isenção será concedida ao candidato que fizer parte de um dos seguintes grupos:
  • Matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024, em escola da rede pública;
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único (CadÚnico).
  • De acordo com nossa especialista Laura Alvarenga os inscritos no CadÚnico estão recebendo visita em casa para atualização dos dados, saiba mais.

O Exame Nacional do Ensino Médio é importante porque sua nota é usada em programas como o Prouni, Sisu e Fies.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.