O novo RG está sendo emitido de forma gratuita para os brasileiros. A notícia pegou muitos de surpresa, tendo em vista que a maioria ainda não sabia da novidade. Então, veja abaixo como emitir a nova documentação e quais são as pessoas que precisam ter acesso ao RG.
Novo RG grátis: veja como emitir a versão atual do documento de identificação. (Imagem: FDR)
O RG que conhecemos hoje estará sendo deixado de lado em breve. O governo federal vai adotar uma nova forma para utilizar o Documento de Identidade que promete agilizar e simplificar a identificação dos cidadãos.
Portanto, o novo RG precisa ser emitido por todos os brasileiros. Porém, o governo reservou espaços de tempo para cada faixa etária. Com isto, não haverá aglomeração nos pontos de realização da nova documentação.
Inicialmente, as pessoas mais jovens terão prioridade na realização do novo RG. Isto porque os idosos possuem, por vezes, limitações que os impedem de fazer uma nova documentação.
Sobre o assunto, a especialista Lila Cunha explicou os principais pontos de atenção e como os brasileiros precisam se atentar para que não hajam problemas na realização deste novo documento. Clique aqui e confira os principais detalhes.
Veja mais detalhes sobre o novo RG
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está liberada e pode ser emitida pelos cidadãos brasileiros acima de 18 anos. É válido destacar que o RG que todos conhecem ainda seguirá em vigor até 2032.
Na primeira emissão do novo documento, o governo não realizará nenhum tipo de cobrança, emitindo-o de graça. Porém, a partir da segunda via, o brasileiro terá que efetuar um pagamento entre R$ 26,00 e R$ 96,00.
O valor varia de estado para estado. Além disto, para realizar a emissão do novo RG, é necessário consultar os órgãos emissores do seu estado. Com isto, basta realizar o agendamento e consultar o órgão responsável.