Novo documento de identidade disponível para brasileiros entre 0 e 59 anos; veja como emitir

Fundamental para a identificação dos cidadãos brasileiros, o Novo RG já está sendo emitido em grande parte do Brasil. A atualização do documento é necessária para todos os cidadãos tendo em vista que a versão antiga do documento deixará de ser válida em breve.

Novo documento de identidade disponível para brasileiros entre 0 e 59 anos; veja como emitir. (Imagem: FDR)

A nova versão da Carteira de Identidade foi criada pelo Governo Federal para garantir uma padronização no documento. Até 2032, todos os cidadãos deverão atualizar o RG. Para tal, a nova versão já está disponível em grande parte do país.

O Novo RG traz importantes vantagens para o cidadão como aumento da segurança, versão digital do documento, QR Code para confirmar a autenticidade e possibilidade de incluir novos dados como carteira de motorista e informações de saúde, por exemplo.

Além disso, o CPF, que estará presente no Novo RG, passará a ser o documento principal de identificação em todo o país. Nesta matéria, a especialista do FDR, Lila Cunha, explica como fazer a emissão do CPF digital.

Confira as informações que poderão ser colocadas no documento:

Para solicitar a nova versão da carteira o cidadão deverá procurar o órgão responsável pela emissão no seu estado. Em seguida, será preciso agendar o atendimento. Vale lembrar que, em alguns estados, a emissão vem sendo realizada por etapas pelas gestões. A medida acontece com a definição de um cronograma para a liberação do novo documento. É o caso do Estado de Pernambuco, onde as datas foram divulgadas nesta semana.

Confira o calendário para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional de acordo com a idade: 

Veja mais informações sobre a emissão da nova versão do RG neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile