Idosos do INSS são alertados HOJE (05/04) sobre descontos indevidos em suas aposentadorias

Os idosos que são aposentados e pensionistas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são alertados sobre descontos indevidos que têm ocorrido em seus pagamentos. A recomendação é de que consultem se foi feito algum débito sem sua autorização, e realizem o bloqueio imediatamente. 

inss
Idosos do INSS são alertados HOJE (05/04) sobre descontos indevidos em suas aposentadorias (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Foram descobertas 130 mil denúncias no INSS contra associações e entidades que estão fazendo descontos indevidos nos salários dos aposentados. De acordo com o que foi relato pela imprensa, essas entidades contratam serviços em nome do cidadão sem que ele tenha ciência disso, e descontam do seu pagamento o valor de contribuição.

Como consultar se há descontos indevidos no salário do INSS?

Os idosos já podem consultar se foi feito algum desconto sem sua autorização no pagamento previdenciário. Para isso, devem usar os canais do Meu INSS. De acordo com o presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto, a Polícia Federal será avisada sobre o caso. 

Para entender mais detalhes sobre como esse golpe tem sido aplicado, leia esta matéria escrita por mim.

O que fazer se descobrir que há desconto no pagamento sem autorização?

Quem descobrir pela consulta que houveram débitos no seu pagamento sem que tenha contratado nenhum serviço, precisa bloquear imediatamente. Também é importante entrar em contato com a entidade que está efetuando esse desconto por meio do seu SAC.

No INSS o bloqueio é feito assim:

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile