13º salário do INSS tem regras para ANTECIPAÇÃO anunciadas

Este mês de abril é responsável por gerar grandes expectativas nos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social. Isso porque, os pagamentos antecipados do 13º salário do INSS para aposentados e pensionistas estão agendados para começarem na segunda quinzena do mês. 

13º salário do INSS tem regras para ANTECIPAÇÃO anunciadas. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A antecipação do 13º salário do INSS é aguardada pelos aposentados e pensionistas após uma tentativa anterior sem sucesso. Esse valor extra oferece um alívio financeiro importante para muitos, permitindo a quitação de dívidas acumuladas e a realização de sonhos adiados.

Além de beneficiar financeiramente os beneficiários, o 13º salário do INSS também tem um impacto positivo na economia interna, estimulando o consumo. Este é um benefício aguardado por muitos, mas é essencial gerenciar suas finanças com cautela ao recebê-lo.

Nem todos os segurados têm direito a esse benefício, sendo importante estar ciente das condições para recebê-lo. Ao receber essa renda extra, é crucial evitar endividamentos adicionais e buscar utilizá-la de forma consciente e planejada.

A antecipação do 13º salário do INSS, anunciada através de decreto no Diário Oficial da União (DOU), tem o objetivo de impulsionar a economia, atendendo cerca de 33 milhões de segurados. Os aposentados e pensionistas serão contemplados com um aumento de 50% nos pagamentos.

Além dos aposentados e pensionistas, essa gratificação se estende aos demais beneficiários da Previdência Social, representando um importante estímulo financeiro para a população. A exceção fica por conta dos beneficiários da Renda Mensal Vitalícia e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Abaixo você pode conferir os grupos elegíveis, bem como o formato de pagamento do 13º salário do INSS. Neste link, eu te apresento o calendário completo de pagamentos para 2024.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

O 13º salário do INSS é direcionado a aposentados, pensionistas e demais segurados que receberam algum tipo de benefício previdenciário. A exceção fica por conta dos cidadãos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Em 2023, tiveram direito ao 13º salário os segurados e dependentes da Previdência Social que receberam:

Formato de pagamento do 13º salário do INSS

Consulta de pagamento do 13º salário do INSS

Para acompanhar o pagamento, os beneficiários podem ligar para o número 135 do INSS ou acessar o site Meu INSS. Nessas plataformas, eles podem verificar todas as informações de pagamento e pendências de forma simples e direta.

Como em todos os anos, é essencial que todos os beneficiários estejam atentos às datas e instruções para o saque da primeira e segunda parcela do décimo terceiro.

Calendário do 13º salário dos idosos do INSS 

É importante saber que os saques do 13º salário do INSS seguem o cronograma de pagamentos tradicional do instituto. Nele, os depósitos são distribuídos em dois grupos, contemplando primeiro quem recebe um salário mínimo e depois quem ganha até o teto da autarquia. Os valores são liberados em datas que seguem o dígito final do número do benefício. Observe:

Para quem ganha um salário mínimo:

Para quem recebe acima de 1 salário mínimo:

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile