O Cadastro Único (CadÚnico) é uma ferramenta de cadastramento do governo para reunir informações socioeconômicas de várias famílias de baixa renda para que elas possam ser beneficiadas com programas sociais.
Os dados disponibilizados no CadÚnico geralmente são usados para identificar as famílias que se enquadram nos critérios de diversos programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
E, por ser uma das grandes ferramentas do Governo para beneficiar as pessoas com programas sociais, é importante estar atento para que os dados estejam sempre atualizados.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o CadÚnico, confira.
Novos benefícios do Cadastro Único
Como dito antes, o Cadastro Único é uma ferramenta que ajuda os brasileiros a terem acesso aos programas sociais e seus benefícios, por isso, listamos os novos benefícios disponíveis para quem tem CadÚnico, confira:
Internet Brasil
O programa Internet Brasil disponibiliza chips de acesso à internet para os estudantes de famílias do CadÚnico, garantindo assim, o acesso à educação online para aqueles que mais necessitam. Os chips com acesso gratuito tem até 20GB mensais de dados móveis e podem ser inseridos em qualquer tipo de celular.
Pé de Meia
Com o programa Pé de Meia, os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino de todo o Brasil, que possuem CadÚnico, também podem receber, ao longo dos três anos de estudos, o benefício de R$ 9.200.
Como manter o CadÚnico atualizado?
Para realizar a atualização das informações do CadÚnico, basta estar com acesso a internet e ter um celular para baixar o aplicativo do CadÚnico ou um computador para acessar o site oficial.
Após isso, basta abrir o aplicativo, clicar na opção ‘Entrar com o gov.br’ e após em ‘Atualização cadastral por confirmação’ na tela principal para seguir o passo a passo.