Parte importante das despesas mensais das famílias brasileiras, a conta de luz sofrerá um reajuste significativo neste mês. A mudança deverá beneficiar grande parte da população que passará a contar com um importante desconto no boleto.
Um comunicado realizado nesta terça-feira (2) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) trouxe a informação de que, durante o mês de abril, as contas de energia terão a bandeira tarifária verde. Dessa forma, os brasileiros não precisarão realizar o pagamento de extras pela geração.
A medida garante uma importante redução nos custos do boleto já que, quando está nos patamares amarelo ou vermelho, a bandeira tarifária aumenta de forma significativa os valores da conta de energia.
Atualmente, alguns cidadãos podem ter direito a uma redução no custo da conta. A liberação do desconto é liberada pelo Governo Federal para as famílias que estejam inscritas no CadÚnico.
Saiba como reduzir o custo da conta de luz:
- O benefício que libera os descontos é batizado de Tarifa Social;
- Para inscritos no Bolsa Família que são indígenas ou quilombolas, a conta é zerada;
- De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, é preciso que o consumo mensal de energia elétrica dessas famílias seja de até 50 KWh;
- O benefício também está disponível para outros grupos e pode reduzir os custos em até 65%;
- Para garantir o desconto a família deve ter uma renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo;
- Os percentuais de desconto definidos pelo Governo Federal são:
- Consumo mensal de energia elétrica de 0 a 30 kWh – desconto de até 65%;
- Consumo mensal de energia elétrica de 31 kWh a 100 kWh – desconto de até 40%;
- Consumo mensal de energia elétrica de 101 kWh a 220 kWh – desconto de até 10%;
- Consumo mensal de energia elétrica superior de 221 kWh – sem desconto na conta.
Confira outros detalhes sobre os benefícios disponíveis para cidadãos de baixa renda neste link.