Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), principalmente idosos, estão sendo alvo de golpes. Diante disso, estão sendo convocados a consultar o pagamento que está sendo efetuado em suas contas, e verificar se houve algum desconto feito de forma indevida.
O INSS tem registrado cerca de 130 mil denúncias de descontos não autorizados no pagamento de pensões e aposentadorias. Associações e sindicatos estão debitando da conta dos idosos um valor que não foi autorizado por eles. A situação pode ser considerada como um crime.
Desconto indevido na conta dos aposentados do INSS
De acordo com a reportagem do g1, os descontos que estão sendo feitos na conta dos segurados do INSS são referentes a participação em sindicatos e associações voltadas a aposentados. O próprio Instituto compartilha com essas organizações os dados dos idosos.
Em contato com esse público, a entidade deve oferecer os seus serviços que muitas vezes incluem descontos em empresas privadas, oferecimento de serviços médicos e até mesmo jurídicos. A partir disso, o aposentado precisa concordar com a associação, e mensalmente o valor de contribuição é descontado da sua aposentadoria.
O que tem acontecido, porém, é que:
- Os descontos estão acontecendo mesmo sem o idoso aceitar a parceria com o sindicato ou associação.
Como saber se tem desconto indevido no seu salário?
Para verificar se estão ocorrendo descontos indevidos no seu salário de pensão ou aposentadoria, o idoso deve fazer a consulta nos canais do INSS.
- Acesse o Meu INSS e faça login;
- Procure por “Extratos”;
- Agora, escolha “Extrato de pagamentos”;
- Filtre a busca pelo mês e ano desejado.
O que fazer se houver desconto indevido?
Segundo a orientação do INSS para quem teve algum desconto não autorizado é pedir o bloqueio por meio do aplicativo ‘Meu INSS’ ou ligando na Central 135. No campo de busca escreva “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”, e selecione o desconto indevido.
O Instituto também informa que essas entidades são notificadas e obrigadas a fazer a devolução dos valores diretamente aos beneficiários. É importante fazer a denuncia o quanto antes para que não haja desconto no seu 13º salário. O pagamento começa em abril, e o calendário foi publicado por mim nesta matéria.