Com o objetivo de proporcionar o acesso à informação de forma democrática, os ministérios das Comunicações e da Educação se uniram para implementar um programa para beneficiar os jovens de famílias inscritas no Cadastro Único.
Denominado Internet Brasil, o programa irá disponibilizar chips de acesso à internet para os estudantes de famílias do CadÚnico, garantindo assim, o acesso à educação online para aqueles que mais necessitam.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre programas sociais do Governo Federal, confira.
Quem pode solicitar?
Nesta fase inicial, o programa contemplará estudantes de escolas públicas que integram o Nordeste Conectado, outro programa do Governo Federal. Assim, unidades de ensino de seis cidades poderão realizar a solicitação, são eles:
- Caicó, no Rio Grande do Norte;
- Mossoró, no Rio Grande do Norte;
- Campina Grande, na Paraíba;
- Caruaru, em Pernambuco;
- Petrolina, em Pernambuco;
- Juazeiro, na Bahia.
Os chips com acesso gratuito à internet entregues aos jovens terão até 20GB mensais de dados móveis e podem ser inseridos em qualquer tipo de celular.
Além desse benefício, os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino de todo o Brasil também podem receber, ao longo dos três anos de estudos, o benefício de R$ 9.200 através do programa Pé de Meia.
O que é o CadÚnico?
O CadÚnico é uma ferramenta de cadastramento do governo para reunir informações socioeconômicas de várias famílias de baixa renda para que elas possam ser beneficiadas com programas sociais.
Os dados disponibilizados no CadÚnico geralmente são usados para identificar as famílias que se enquadram nos critérios de diversos programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
A atualização do cadastro pode ser feita através do aplicativo do CadÚnico no celular ou site do gov.br, garantindo que você continue com acesso aos programas sociais sem interrupções.