Restituição do IRPF: entenda a prioridade dos pagamentos

Os pagamentos da restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) começarão no dia 31 de maio para quem entregou a declaração a tempo. O calendário de depósitos segue uma lista com vários grupos prioritários. Veja quais são!

Restituição do IRPF: entenda a prioridade dos pagamentos. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Os contribuintes prioritários à restituição do IRPF incluem aqueles com mais de 80 anos e os acima de 60 com deficiência. Também recebem prioridade os professores e aqueles que optaram pelo Pix para a restituição.

Aqueles que entregam a declaração mais cedo também têm prioridade na restituição do IRPF. Os lotes são liberados progressivamente até que todas as declarações sejam processadas.

Além disso, contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo Pix para a devolução dos valores também serão contemplados no início do cronograma. A restituição do IRPF é feita pela Receita Federal, priorizando quem entregou a declaração mais cedo em caso de empate nos critérios. 

A correção dos valores de restituição do IRPF é feita pela taxa Selic, começando a partir da data de entrega da declaração, em 31 de maio. Abaixo você confere todos os critérios deste pagamento. E neste link, eu te ensino a evitar erros na declaração que podem te levar à malha fina. 

Critérios da restituição do Imposto de Renda 2024

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo. Qualquer dúvida acerca do direito à devolução, saldo zerado ou necessidade de pagar o IRPF, deve ser esclarecida através do próprio programa de preenchimento e envio das declarações. 

É importante ressaltar que o pagamento dos valores são distribuídos em lotes. No entanto, a data de recebimento está condicionada à categorização do contribuinte no grupo prioritário ou da data em que ele enviou a declaração. Desta forma, a restituição do tributo é corrigida com base na taxa básica de juros, a Selic.

Grupos prioritários da restituição do Imposto de Renda em 2024

De acordo com a Receita Federal, têm prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda 2024, os seguintes grupos:

Após, vem o grupo de contribuintes que optaram pelo modelo pré-preenchido e pela restituição por Pix. Neste último, porém, o método de pagamentos instantâneo vale apenas para quando a chave é o CPF do contribuinte. Chaves de Pix que usam e-mail, telefone ou código aleatório não podem receber a restituição.

Por fim, quando todos esses contribuintes que se encaixam nos critérios da lista acima receberem suas restituições, a Receita Federal passará a devolver o imposto recolhido em excesso dos demais cidadãos.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2024

Restituição do IRPF bloqueada 

Existem diversos cenários que podem resultar no bloqueio da restituição do IRPF, não garantindo a devolução do tributo pago em excesso. São motivos variáveis, razão pela qual é importante compreender alguns termos da declaração, como se ela foi enviada completa, sem erros e dentro do prazo. 

Observe abaixo alguns fatores que geram o bloqueio da restituição:

Como saber se a restituição do IRPF foi bloqueada?

Para saber se a restituição do Imposto de Renda foi bloqueada, impedindo os pagamentos dentro dos lotes regulares, o contribuinte precisa acessar os canais online. As opções disponíveis são o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o site da Receita Federal. Veja o passo a passo:

  1. No site da Receita Federal clique em “Imposto de Renda”;

  2. Escolha “Consultar restituição” e “Iniciar”;

  3. Informe CPF, data de nascimento e ano de envio da declaração;

  4. Obtenha as informações.

Já a verificação da malha fina e eventual necessidade de uma declaração retificadora, são informações visíveis no aplicativo Meu Imposto de Renda ou no portal e-CAC. O contribuinte deve selecionar o menu “Processamento” e então, “Pendências de Malha”.

Nestes canais é possível saber se a declaração caiu na malha fina e por qual motivo a devolução foi retida. Na circunstância da necessidade de alteração dos dados bancários, é só buscar pela opção “Restituição” e depois clicar em “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile