Empréstimo que antecipa restituição do IR 2024: veja cuidados ao contratar crédito nos bancos

Contribuintes podem pegar empréstimo para receberem a restituição do IR 2024 antes do prazo. Mas, antes da contratação é importante observar os juros cobrados e outros pontos. Confira algumas dicas.

Empréstimo que antecipa restituição do IR 2024: veja cuidados ao contratar crédito nos bancos Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Você sabia que é possível antecipar a restituição do IR 2024? Quatro grandes bancos estão oferendo empréstimos nessa modalidade. Mas, antes de contratar o contribuinte deve analisar bem as propostas.

O prazo para entrega da declaração vai até 31 de maio, quem estiver obrigado e perdê-lo terá que pagar multa no valor mínimo de R$ 165,74.

Nesse ano os contribuintes contam com uma série de mudanças no Imposto de Renda. Nossa especialista Laura Alvarenga te apresentar quais são elas, veja.

Empréstimo para antecipar o IR 2024

Atualmente o Banco do Brasil, Bradesco e Santander antecipam até 100% do valor previsto para a restituição. E a Caixa Econômica Federal antecipa até 75% do valor. Confira alguns detalhes de cada banco:

Banco do Brasil

Bradesco

Santander

Caixa Econômica Federal

Empréstimo que antecipa restituição do IR 2024: veja cuidados ao contratar crédito nos bancos Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Cuidados necessários antes de contratar o empréstimo

Antes de tudo é necessário conferir se a sua declaração foi aceita, para isso acesse o portal e-CAC um dia após fazer a entrega dos dados. Vá até a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRF)”. 

Se a declaração constar como “em fila de restituição”, quer dizer que ela foi aceita pela Receita Federal.

No entanto, se a mensagem “com pendências” aparecer é porque ela está na malha fina. Isso significa que algum problema foi encontrado e você, provavelmente, terá que corrigi-lo.

Em seguida é importante avaliar se a antecipação é realmente necessária, se você realmente precisa desse dinheiro agora ou se pode esperar.

Isso porque, como apresentado acima, há cobrança de juros, o que significa que você pagará um valor maior do que realmente pegou emprestado. Todos os bancos também cobram o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Além disso, é importante se lembrar que o pagamento da restituição é feito em lotes, que vão até setembro e que nada garante em qual lote você será contemplado. Isso significa que se o seu nome estiver no último lote, terá que pagar juros por seis meses. 

Além de todos esses pontos, ao receber a restituição você poderá ficar sem nenhum valor ou receber apenas 25%. Isso conforme a porcentagem liberada de antecipação pelo banco.

Caso ainda assim deseje fazer a contratação, entre em contato com o banco e veja melhor as condições que sejam oferecidas a você.

Para saber as datas de pagamento dos lotes da restituição 2024, clique aqui.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile