Os presidentes da Caixa, Carlos Vieira, e dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, assinaram o acordo que prevê a parceria entre as duas estatais. A ideia é que serviços que são feitos no banco possam ser realizados nos pontos de correspondências, aumentando os canais de atendimento dos cidadãos.
A integração entre a Caixa e os Correios estava implementada em fase de teste desde 12 de março numa agência postal no município de Peixe-Boi, no Pará. Mas a expectativa agora é de que até o final deste ano todas as agências dos Correios possam oferecer serviços do banco.
Serviços da Caixa Econômica disponível nos Correios
A Caixa é o banco público responsável pelo pagamento de benefícios sociais e trabalhistas. Devido ao grande volume de atendimentos, a ideia é desafogar as agências por meio da parceria com os Correios.
Uma das opções é oferecer o saque dos benefícios, como eu explico nesta matéria. Dessa forma, os trabalhadores poderiam procurar uma unidade dos Correios para receber:
- Seguro-desemprego;
- Abono do PIS (Programa de Integração Social);
- FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Também há interesse de que os funcionários do banco compareçam até os Correios para atender por vídeoconferência serviços como:
- atualização cadastral;
- desbloqueio de senhas;
- consulta e autorização de saque de benefícios sociais;
- orientações sobre o abono salarial, o seguro-desemprego, o FGTS e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Serviços dos Correios nas casas lotéricas
Por outro lado, há interesse de que o principal serviço oferecido pelos Correios possa ser disponibilizado de forma limitada nas casas lotéricas. Neste caso a expansão vai depender da adesão de cada unidade que deverá disponibilizar os clientes a opção de:
- Servir como ponto de coleta para postagem e recebimento de correspondências.