Os consumidores brasileiros que estão com a conta de luz atrasada podem ir em busca de diminuir o valor total a ser pago. Para isso, podem contar com os benefícios do programa Desenrola Brasil, onde pelo menos 99% do valor do débito é reduzido, ao colocar fim na cobrança de multas e juros.
Estar com a conta de luz atrasada gera uma série de problemas para o cidadão. Além de correr o risco de “sujar” o seu CPF, a consequência tão grave quanto essa é ter o fornecimento de energia elétrica cortado. A família fica sem eletricidade e até que todas as contas sejam colocadas em dia a companhia não estabelece a luz.
De acordo com as regras atuais, não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que libere o corte da energia. Isso significa que cada companhia age de um jeito, e a partir de uma conta vencida já é possível que a empresa faça o corte.
A única condição é que o desligamento só pode ser feito até 90 dias após o vencimento da fatura. Por exemplo, o consumidor tem uma conta de luz que venceu em dezembro e não foi paga, mas a companhia ainda não desligou o fornecimento mesmo já estando em março, agora ela já não pode fazer isso.
No entanto, o CPF do consumidor pode ser incluso nos órgãos de proteção ao crédito e contar com a restrição. Por isso é muito importante fazer o pagamento de todos os débitos sempre em dia.
Como negociar a conta de luz atrasada pelo Desenrola Brasil?
A conta de luz atrasada somente pode ser paga dentro das condições do Desenrola Brasil se o débito tiver negativado o CPF do consumidor. Ou seja, aquela conta que está atrasada, mas não “sujou” seu nome, não vai ter potencial para o acordo dentro das regras do programa.
Diante disso é muito importante estar atento a regras como:
- Companhia de energia elétrica que você está devendo precisa ser parceira do Desenrola Brasil;
- O débito aberto em seu nome deve ter negativado o seu CPF;
- Independente do valor é possível fazer o acordo.
Quem pode fazer acordo pelo Desenrola Brasil?
O Desenrola Brasil vai até o próximo domingo, 31 de março. Até lá, estão autorizados a negociar as dívidas relativas a conta de luz atrasada, ao cartão de crédito, empréstimo, e qualquer outro débito, aqueles que:
- Estão inscritos no Cadastro Único; ou
- Têm renda de no máximo dois salários mínimos por mês;
- O valor original da dívida não pode ultrapassar R$ 20 mil;
- O débito deve ter sido negativado entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022.
Descubra a lista completa de dívidas que podem ser negociadas pelo programa acessando esta matéria que foi escrita por mim.
Condições de pagamento do Desenrola Brasil
Uma das vantagens de negociar usando o Desenrola Brasil é conseguir usufruir dos descontos no acordo. Isso porque, a conta de luz atrasada pode ser paga sem a cobrança de juros ou multas.
- Pagamento à vista: desconto de até 99% no valor original;
- Parcelamento: em até 60 meses com taxa de juros de no máximo 1,99% ao mês.
Como negociar a conta de luz atrasada pelo Desenrola Brasil
A negociação da conta de luz pelo Desenrola Brasil é feita no site do programa. É preciso ter conta no Gov.br para o login.
- Acesse o site do Desenrola Brasil;
- Clique em “Entrar com Gov”;
- Faça login com CPF e senha;
- O portal vai listar todas as dívidas em seu nome, junto com a proposta de acordo;
- Selecione o débito que vai negociar;
- Escolha a forma de pagamento;
- Gere o boleto ou faça o PIX.
O que fazer se a conta de luz atrasada não estiver disponível no Desenrola Brasil?
Quem não atende aos critérios do programa, ou a empresa não é parceira, tem outras formas de negociar a conta de luz atrasada. Os descontos oferecidos e o parcelamento disponível, porém, nem deve contar com as mesmas condições.
- Procure uma unidade de atendimento da companhia de energia elétrica para fazer o acordo;
- Entre em conta com o WhatsApp da companhia;
- Procure por “acordo” ou “negociação” no site da companhia;
- Empresas como Serasa, SPC, Boa Vista e Recovery também podem intermediar o acordo.