Os trabalhadores celetistas que estão esperançosos com o pagamento do PIS/PASEP podem se frustrar. Isso porque, nem todos aqueles que trabalharam em 2022 serão inclusos no grupo de contemplados. É necessário preencher cada um dos requisitos que dão acesso ao benefício para ter a confirmação do saque.
A regra básica para receber o abono do PIS/PASEP neste ano é ter trabalhado com carteira assinada durante o ano-base, neste caso durante o ano de 2022. Mas essa não é a única condição que dá direito de receber o benefício, também é necessário atender a outros critérios que são tão importantes quanto esse.
Quem tem direito ao pagamento do PIS/PASEP 2024?
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego são 24,5 milhões de pessoas com direito ao pagamento do PIS/PASEP em 2024. Trata-se de trabalhadores que atendem aos critérios como:
- Trabalharam por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2022;
- Receberam no máximo dois salários mínimos por mês naquele ano;
- Tiveram o primeiro registro em carteira, com emissão do número do PIS/PASEP, há pelo menos cinco anos;
- Foram inclusos na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) emitida pelo governo.
O calendário completo com as datas em que esse grupo recebe o abono salarial, está disponível nesta matéria que foi escrita por mim.
Quem não tem direito ao pagamento do PIS/PASEP 2024?
Por outro lado, seguindo as regras que dão acesso ao benefício, foram excluídos do grupo de contemplados e não têm direito ao pagamento do PIS/PASEP 2024 aqueles que são:
- Empregada (o) doméstica (o);
- Trabalham para pessoa física;
- Trabalhador rural.
Consultar pagamento do abono PIS/PASEP
A confirmação do pagamento do abono PIS/PASEP só vem com a consulta dos seus dados. Para verificar se tem direito ao benefício, o valor que será liberado e a data de pagamento, siga o passo a passo:
- Acesse o App Carteira de Trabalho Digital;
- No menu de serviços procure por “Benefícios”;
- Agora, escolha “Abono salarial”;
- Filtre a pesquisa informando o ano-base;
- Descubra se tem direito ao saque.