INSS suspende BLOQUEIO de benefícios sem prova de vida; não vai precisar enviar? Entenda

O INSS realiza a prova de vida para que os beneficiários da Previdência Social possam comprovar que estão vivos e continuem recebendo os pagamentos dos benefícios, como, por exemplo, a aposentadoria, pensões e auxílios. 

INSS suspende BLOQUEIO de benefícios sem prova de vida; não
vai precisar enviar? Entenda. (Imagem: FDR)

Apesar disso, o Ministério da Previdência Social suspendeu o bloqueio de pagamentos do INSS por falta de prova de vida até o dia 31 de dezembro de 2024. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 15/03.

Nossa especialista Laura Alvarenga explica mais sobre a prova de vida e como ativar benefícios, confira.

A prova de vida

Desde janeiro de 2023 não existe a necessidade dos beneficiários se deslocarem presencialmente ao banco para realizar a prova de vida anual, porém, a missão da comprovação de vida ficou com o INSS, que precisa cruzar os dados de sua base com as bases de órgãos públicos federais, estaduais, municipais e privados.

Como fazer a prova de vida online?

A comprovação de vida poderá ser feita pelos beneficiários de várias formas, sendo elas:

Já os servidores públicos federais inativos e pensionistas da União só poderão realizar a comprovação digital através dos aplicativos ‘Sougov.br’ e ‘Gov.br’. Caso o beneficiário prefira, também pode se dirigir até a agência bancária em que o pagamento é realizado.

O pagamento deverá continuar sendo realizado no mês do aniversário do beneficiário.

Quem precisa fazer a prova de vida?

A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios do INSS para evitar fraudes e garantir que os segurados continuem recebendo seus benefícios sem interrupções.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile