O INSS realiza a prova de vida para que os beneficiários da Previdência Social possam comprovar que estão vivos e continuem recebendo os pagamentos dos benefícios, como, por exemplo, a aposentadoria, pensões e auxílios.
Apesar disso, o Ministério da Previdência Social suspendeu o bloqueio de pagamentos do INSS por falta de prova de vida até o dia 31 de dezembro de 2024. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 15/03.
Nossa especialista Laura Alvarenga explica mais sobre a prova de vida e como ativar benefícios, confira.
A prova de vida
Desde janeiro de 2023 não existe a necessidade dos beneficiários se deslocarem presencialmente ao banco para realizar a prova de vida anual, porém, a missão da comprovação de vida ficou com o INSS, que precisa cruzar os dados de sua base com as bases de órgãos públicos federais, estaduais, municipais e privados.
Como fazer a prova de vida online?
A comprovação de vida poderá ser feita pelos beneficiários de várias formas, sendo elas:
- Acesso ao aplicativo ‘Meu INSS’ ou aplicativos que possuem certificação e controle de acesso;
- Receber pagamento de benefício através de biometria;
- Realizar empréstimo consignado com biometria;
- Fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico).
Já os servidores públicos federais inativos e pensionistas da União só poderão realizar a comprovação digital através dos aplicativos ‘Sougov.br’ e ‘Gov.br’. Caso o beneficiário prefira, também pode se dirigir até a agência bancária em que o pagamento é realizado.
O pagamento deverá continuar sendo realizado no mês do aniversário do beneficiário.
Quem precisa fazer a prova de vida?
A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios do INSS para evitar fraudes e garantir que os segurados continuem recebendo seus benefícios sem interrupções.