Lançado em novembro de 2020, o Pix é um sistema de pagamento instantâneo que permite a transferência de dinheiro entre contas bancárias de forma rápida e eficiente em todo o Brasil. Porém, é importante ficar atento aos dados pessoais vinculados às chaves Pix.
De acordo com o Banco Central (BC), cerca de 46 mil chaves Pix foram vazadas em uma falha de segurança no sistema de um banco. Nomes, CPFs, agência, número e tipo de conta foram algumas das informações vazadas.
Nossa especialista Laura Alvarenga explica mais sobre a chave PIX, confira.
Qual banco teve a chave Pix vazada?
Ainda segundo o Banco Central, o vazamento aconteceu nas chaves cadastradas da Fidúcia (Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor) com ‘falhas pontuais na segurança’ dos sistemas da instituição.
Como saber se minhas informações vazaram?
Se você for um cliente dessa instituição e seus dados estiverem na lista dos afetados, você receberá uma notificação através do aplicativo do banco, ou seja, uma comunicação oficial.
Vale lembrar que as pessoas afetadas não serão contatadas por ligação, SMS, e-mail ou aplicativos de troca de mensagens instantâneas.
Esse foi o sexto vazamento de chaves Pix registrado pelo Banco Central desde que o pagamento via PIX surgiu.
O que diz a Fidúcia?
Em comunicado à imprensa, a Fidúcia informa que não ocorreu vazamento de dados, mas sim um pedido de um único cliente que usou uma ‘base de dados proprietária’ para realizar a consulta.
“Essa atividade incomum de solicitação de confirmação de chaves Pix foi prontamente identificada pelo provedor tecnológico e rapidamente bloqueada”, esclareceu a Fidúcia. “O cliente foi descontinuado junto à Fidúcia e teve seu contrato rescindido por operação diversa daquela prevista contratualmente”, acrescentou a empresa no comunicado.