Saque total do FGTS pode contribuir com uma grana extra no bolso dos brasileiros. Valor é recolhido mensalmente pelos empregadores, mas, os trabalhadores só tem acesso ao recurso em algumas situações. Entenda o que pode mudar.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é uma espécie de “poupança forçada”. Os recursos ficam nas contas e o trabalho só pode sacar o FGTS em algumas situações. A principal é a demissão sem justa causa.
Agora, o governo estuda possibilitar o saque total do FGTS, a ação beneficiária cerca de 7,2 milhões de pessoas.
Saque total do FGTS
- A ideia é permitir que os trabalhadores retirem todo o valor depositado em suas contas, mesmo dentro do período de 2 anos.
- Atualmente nesse período não é possível fazer uma retirada total.
- Além disso, o governo também analisa a possibilidade de liberação dos recursos para quem aderiu ao saque-aniversário.
- Nessa modalidade se o trabalhador for demitido ele perde o direito de retirar o restante do saldo da conta pelo prazo de 25 meses.
Nossa colunista Laura Alvarenga explica essa liberação no saque-aniversário, confira.
Substituto do saque-aniversário
- A alta adesão ao saque-aniversário mostra que os brasileiros têm precisado de um dinheiro a mais.
- Ao pensar em acabar com essa modalidade o governo estuda um substituto, que será o empréstimo consignado.
- Ele estará disponível através da plataforma FGTS Digital.
- No sistema os brasileiros poderão conferir as taxas de juros e escolher a instituição bancária em que vão pegar o empréstimo.
- Isso dará uma maior liberdade para os trabalhadores, pois, atualmente o consignado só pode ser contratado em bancos parceiros da empresa.
- O FGTS Digital entrou em funcionamento no último dia 1º de março e possibilita até a consulta ao valor disponível para saque.