A partir do mês de abril, os idosos que recebem valores do INSS terão um aumento de 50% em seus pagamentos com valores de R$ 1.412 que podem chegar até R$ 8 mil. Essa quantia é referente ao pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS.
O 13º desses beneficiários foi antecipado pelo presidente Lula em decreto publicado no Diário Oficial da União no último dia 13/03. A antecipação do benefício chega como um estímulo à economia, já que 33 milhões de beneficiários devem receber esse adiantamento.
Além dos aposentados, os pensionistas, os segurados e dependentes da Previdência Social que tenham recebido auxílio-doença, auxílio-acidente ou reclusão também terão direito à antecipação do 13º salário.
Nossa especialista Lila Cunha comenta mais sobre antecipação do INSS, confira.
Quando o 13º será pago?
O adiantamento do pagamento do 13º do INSS será feito em duas parcelas, sendo:
- Abril: a primeira com 50% do benefício sendo paga junto com os benefícios, entre os cinco últimas dias úteis de abril e os cinco primeiro dias úteis de maio;
- Maio: a segunda parcela com a diferença entre o valor total do abono e a parcela antecipada, entre os últimos dias úteis de maio e os cinco primeiros dias úteis de junho.
Com isso, a primeira parcela começará a ser paga no dia 24 de abril.
Como receber benefício do INSS?
Para receber benefícios do INSS, é necessário atender alguns requisitos. Os benefícios mais comuns concedidos pelo instituto incluem aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, entre outros.
A solicitação para dar entrada no benefício pode ser feita presencialmente em uma agência do INSS, mediante agendamento prévio; através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ ou ligando para o telefone 135.