Bolsa Família vai incluir sistema tecnológico revolucionando pagamentos; veja o que muda

Na última terça-feira (19), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), afirmou que vai introduzir o uso de Inteligência Artificial (IA) no pagamento do Bolsa Família. A ideia é não só modernizar a forma como o auxílio financeiro chega até os mais pobres, mas sim tornar o processo de seleção dos aprovados mais coerente. 

bolsa família
Bolsa Família vai incluir sistema tecnológico revolucionando pagamentos; veja o que muda (Foto: Jeane de Oliveira / FDR)

A notícia sobre o uso de IA no Bolsa Família foi dada pelo ministro Wellington Dias, do Desenvovlimento Social, durante o lançamento do plano anual da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e Cadúnico. Na ocasião, o ministro explicou que hoje pelo menos 2% dos inscritos recebem o benefício de forma fraudulenta, e que a ideia é conseguir exclui-los do programa. 

Como vai funcionar o uso de inteligência artificial no Bolsa Família?

A ideia, até então apresentada, é que a iteligência artificial melhore a forma como o Bolsa Família chega até os mais pobres. Quer dizer, consiga otimizar o público alvo, avaliando se aquele grupo realmente tem direito de receber o auxílio de no mínimo R$ 600. 

“(…) nós vamos ter mais de 1,3 pentabytes de informações em sistema de cruzamento e esse cruzamento com inteligência que permite alcançar ali informações precisas sobre quem é de alguma forma não está cumprindo a regra e está recebendo”, informou Wellington Dias.

Para entender melhor sobre a rede de fiscalização do Cadastro Único, leia esta matéria escrita por mim. 

O que vai mudar no pagamento do Bolsa Família?

No pagamento em si, nada muda. Mas para o programa Bolsa Família, o uso da inteligência artificial será importante porque vai otimizar pontos como:

  • Entrada no programa será mais rigorosa, passando por um processo fiscalização dos dados;
  • A permanência no programa também será mais criteriosa, já que a inteligência artificial vai procurar em outras bases de dados se há divergência de informação. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com