Rescisão do FGTS atualiza valores disponíveis para os trabalhadores

Ao receber a notícia de que foi demitido sem justa causa, o trabalhador não precisa se desesperar. Ele ainda tem a oportunidade de receber de uma única vez o saque rescisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Além dessa quantia, ainda é adicionada a multa de 40% calculada sobre os valores que foram depositados ao longo do tempo de trabalho naquela empresa. 

fgts
Rescisão do FGTS atualiza valores disponíveis para os trabalhadores (Imagem: FDR)

Uma das principais funções do Fundo de Garantia é justamente a liberação pela rescisão do FGTS. Todo mês o empregador deposita na conta do FGTS do trabalhador, criada na Caixa Econômica, o equivalente a 8% do valor do seu salário. Cada emprego com carteira assinada gera uma conta diferente, e nela vão sendo acumulados os depósitos.

Na demissão sem justa causa o trabalhador ganha o direito a rescisão. Mas, a quantia também pode ser recebida na aposentadoria, se comprovar que possuí uma doença grave ou tem um dependente doente, no financiamento da casa própria. E ainda, no saque anual de até 50% do valor do saldo no chamado saque-aniversário. 

No entanto, quem aderir ao saque-aniversário perde o direito a rescisão do FGTS. E caso seja demitido somente vai receber a multa rescisória de 40%. Arrependido, o trabalhador precisará aguardar dois anos de carência para voltar a modalidade original e anterior. 

Valor do saque rescisão do FGTS por dispensa sem justa causa 

Quando o contrato de trabalho é extinto, por dispensa sem justa causa, o empregador comunica no eSocial que o encerramento aconteceu. Feito isso, automaticamente o sistema do FGTS Digital já reconhece que o trabalhador não está mais vinculado a essa empresa, e notifica a Caixa Econômica sobre o direito ao saque rescisão. 

Esta é uma novidade do governo, para entender melhor clique nesta matéria escrita por mim. A partir disso, o trabalhador pode acessar o aplicativo do Fundo de Garantia para solicitar o dinheiro. Junto com os valores que ficaram acumulados pelo tempo de serviço, e rendendo, também será inclusa a multa de 40% que é paga pelo empregador. 

Por tanto, o valor liberado será de:

Saque rescisão do FGTS por acordo

Desde 2017, pode haver o saque rescisão do FGTS por acordo trabalhista. Neste caso, empregado e patrão entram em comum acordo e decidem que vale a pena para ambas as partes que o cidadão deixe de trabalhar no local. 

Cabe ao empregador informar nos sistemas que a demissão está sendo por comum acordo, e a partir disso, fica garantido para o trabalhador recém dispensado os seguintes benefícios:

Saque do FGTS na rescisão 

O saque do FGTS pode ser feito de forma online pelo aplicativo, ou procurando uma agência da Caixa Econômica. De acordo com o próprio banco existem duas situações que vão influenciar na forma como o pagamento será realizado.

Quem já tem conta corrente cadastrada no App

A conta não precisa ser na Caixa. 

Quem não tem conta corrente cadastrada no App

Documentos necessários para o saque rescisão do FGTS

De forma presencial, ou online, a Caixa pode solicitar do trabalhador o envio dos seguintes documentos para saque rescisão do FGTS

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile