Aposentados podem solicitar o adicional de 25% no valor do benefício sem precisar sair de casa. Acréscimo é garantido pelo Instituto Nacional do Seguro Social; confira abaixo se você tem direito a esse aumento.
O Instituto Nacional do Seguro Social concede um adicional de 25% sobre o valor da aposentadoria para alguns segurados. A solicitação é feita facilmente pela internet ou central de atendimento. Mas, em alguns casos pode ser necessário passar por uma perícia presencial.
Adicional de 25% nas aposentadorias
- O adicional é voltado a quem recebe a aposentadoria por incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez.
- Os 25% são voltados aos custos de vida do aposentado que necessita de cuidados constantes, como ajuda para alimentação, banho e outras atividades.
- O percentual é calculado a partir do valor do benefício recebido, por isso o valor pode variar entre um segurado e outro.
- A solicitação pode ser feita a qualquer momento, desde que o segurado esteja recebendo a aposentadoria por invalidez.
- Ao fazer o pedido é necessário anexar documentos que comprovem a dependência de cuidado constante.
- Os documentos são analisados pelos médicos peritos do INSS e, se necessário, o segurado poderá ser convocado para uma perícia presencial domiciliar ou hospitalar.
- Se houver a comprovação de que a necessidade de cuidados é anterior à aposentadoria o segurado poderá receber os valores retroativos que não foram pagos pelo INSS.
Nossa colunista Lila Cunha te explica melhor sobre a aposentadoria por incapacidade permanente, confira.
Como pedir o adicional de 25% do INSS?
- Basta que o segurado acesse o Meu INSS;
- Faça o login e clique em “Solicitar acréscimo de 25% na Aposentadoria por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por Invalidez)”;
- Lembrando que a solicitação só pode ser feita por quem já recebe esse tipo de aposentadoria.