Nova lei do INSS dá 3 presentes para trabalhadores de carteira assinada; confira

Mudanças devem afetar trabalhadores de carteira assinada que estão aguardando pela aposentadoria. Para alguns o tão merecido descanso pode estar mais próximo. Entenda melhor.

Nova lei do INSS dá 3 presentes para trabalhadores de carteira assinada; confira (Imagem: FDR)

Desde a Reforma da Previdência o INSS tem feito algumas mudanças em seu sistema de aposentadoria. Agora, os trabalhadores de carteira assinada devem ficar atentos às mais recentes alterações anunciadas.

Aposentadoria programa

A partir de 2019 a aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria por idade foi substituída pela aposentadoria programada, para ter direito a ela é necessário cumprir com os seguintes requisitos:

É possível que o valor da aposentadoria do INSS seja reajustado ainda em 2024, nossa colunista Laura Alvarenga te explica melhor, confira.

Aposentadoria imediata

A chamada aposentadoria por invalidez é concedida quando o trabalhador não tem condições de retornar ao seu trabalho, nem de ser reabilitado em uma nova função. De acordo com o INSS ela pode ser concedida imediatamente se o profissional apresentar uma das doenças listadas abaixo:

Aposentadoria dos professores

No caso dos professores, a aposentadoria acontece pela combinação do tempo de contribuição + a idade; sendo que a soma dos dois deve ser de 86 pontos para mulheres e 95 para homens.

Para essa categoria os critérios de aposentadoria são:

Para ter acesso a mais informações sobre aposentadorias, auxílios e benefícios do INSS, clique aqui.

 

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile