BPC travado? Saiba como recuperar o acesso ao seu benefício

Ao acessar sua conta, o titular que perceber que está com o BPC (Benefício de Prestação Continuada) travado precisa tomar providências. Se o motivo for erro ou inconsistência nos seus dados pessoais, o prazo para regularização do cadastro é de 60 dias. Caso contrário, vai perder o acesso ao dinheiro de forma permanente. 

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BPC travado? Saiba como recuperar o acesso ao seu benefício (Imagem: FDR)

Pouco mais de 5 milhões de pessoas recebem o BPC atualmente, segundo dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). São brasileiros que vivem em condição de baixa renda e que por isso dependem da ajuda do poder público para que sobrevivam de forma digna. 

Um dos problemas mais comuns que podem trazer como consequência o bloqueio no benefício é estar com inconsistência de dados no Cadastro Único. Embora o benefício seja pago pelo INSS ele não é previdenciário, mas sim assistencial. Logo, passa a ser responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), e o acesso ao programa passa pelo CadÚnico. 

Por meio das informações que foram repassadas pelo titular neste cadastro é que o poder público verifica se a família tem direito ao benefício. Não basta, por exemplo, ser uma pessoa com deficiência se não está dentro do limite de renda para receber o BPC. Seguir todas as regras é ponto importante para se manter no programa. 

Quem tem direito ao pagamento do BPC?

Antes de buscar explicações para o BPC que está travado, o cidadão precisa descobrir se cumpre com os critérios que dão direito ao pagamento. Isso porque, caso deixe de cumprir com algum desses requisitos o cidadão é automaticamente excluído e perde o direito de continuar recebendo o benefício. 

Para entrada e permanência dentro do BPC é preciso:

  • Estar inscrito no Cadastro Único;
  • Estar com os dados atualizados no Cadastro Único há pelo menos dois anos;
  • Ter renda familiar de no máximo 25% do salário mínimo por pessoa;
  • Ser pessoa com deficiência permanente, que o incapacite de trabalhar; ou 
  • Ser idoso com mais de 65 anos. 

O que pode travar o pagamento do BPC?

Existem dois tipos de bloqueio do pagamento do BPC: aquele feito por conta de inconsistência de dados, e aquele feito por problemas na conta bancária. É preciso entender se o seu auxílio não foi pago porque o acesso a ele está travado, ou se ele foi recebido, mas você não consegue receber por questões técnicas. 

As razões mais comuns nas duas situações e que impedem a liberação plena do benefício, impossibilitando as pessoas com deficiência ou os idosos de receberem o valor de 1 salário mínimo, são:

Problemas no cadastro do BPC

  • Estar com Cadastro Único desatualizado há mais de dois anos, ou ter alguma mudança que não foi informada;
  • Aumentado o limite de renda para acima de 25% do salário mínimo por pessoa que mora na mesma casa;
  • Ter começado a trabalhar de maneira forma, ou aberto uma empresa;
  • Estar com a perícia médica desatualizada há mais de dois anos;
  • Não ter passado pela avaliação social do MDS. 

Problemas na conta bancária 

  • Débito automático de contas que ultrapassaram o limite do benefício;
  • Erro na digitação da senha;
  • Aplicativo desatualizado;
  • Conta suspensa por falta de movimentação. 

Como destravar o pagamento do BPC?

Partindo do ponto que o BPC pode ter sido travado por situações diferentes, o titular deve procurar ajuda. Quando os problemas são no cadastro, o MDS envia uma notificação avisando que o pagamento sera cessado e dá ao cidadão 60 dias para corrigir os erros.

A partir disso é preciso dar início ao processo de correção do que ficou inconsistente, e atualizar todos os dados conforme necessário. 

Problema nos dados cadastrais 

  • Agende uma nova perícia médica no INSS, ou avaliação social no CRAS, se houver necessidade;
  • Compareça ao CRAS e solicite atualização do Cadastro Único;
  • Leve os documentos comprovando que tem direito ao benefício;
  • Responda ao questionário socioeconômico;
  • Aguarde a reativação do seu auxílio.

Problemas com a conta bancária 

  • Compareça até o banco onde recebe o seu benefício;
  • Solicite ajuda no guichê de atendimento;
  • Leve seu celular onde o aplicativo do banco foi baixado;
  • Aguarde a reativação da sua conta. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com