FGTS Digital vira alvo de greve afetando os trabalhadores

Lançado no dia 1º de março, a plataforma FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) Digital, já está ameaçada. Tudo porque, as equipes que são responsáveis pela administração de sistema deste ambiente, e do eSocial, aderiram a greve. Automaticamente, houve paralisação no uso do FGTS Digital por tempo indeterminado. 

fgts digital
FGTS Digital vira alvo de greve afetando os trabalhadores (Imagem: FDR)

A paralisação do FGTS Digital é um sinal da greve dos auditores fiscais do Trabalho. De acordo com os servidores desta categoria, o motivo da greve é a resposta para a não regulamentação das condições de trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego. 

O que os auditores querem com a greve?

Segundo o Sinait (Sindicato Nacional dos auditores-fiscais do Trabalho) que representa a categoria, os profissionais pedem as mesmas condições de trabalho que foram dadas aos auditores da Receita Federal. Estes, por sua vezes, ficaram 80 dias de greve até que conseguissem mudanças desejadas. 

O sindicato reclama que a estrutura do Ministério é precária, e que faltam equipamentos para os profissionais. Por isso, pedem:

Hoje, existem 1.900 profissionais na área, os auditores ganham R$ 25 mil por mês. 

FGTS Digital e serviços do eSocial afetados 

A paralisação vai prejudicar pessoalmente os trabalhadores. Já que todos os procedimentos online em relação ao FGTS Digital, eSocial e Carteira de Trabalho Digital, serão afetados. 

Para entender melhor como funciona o FGTS Digital, recém lançado, clique nesta matéria escrita por mim. Segundo o próprio Sinait, os serviços afetados com a paralisão incluem:

existe um projeto de regulamentação dos auditores, mas o texto ainda não foi assinado e aprovado. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile