O período para fazer a Declaração do Imposto de Renda 2024 já está em andamento e muitos cidadãos não sabem a diferença entre o modelo completo e a versão simplificada. Abaixo vamos explicar qual é a melhor opção para você.
A declaração poderá ser enviada entre os dias 15 de março e 31 de maio. Assim como no ano passado, a Receita Federal vai liberar a versão pré-preenchida dos dados para facilitar o preenchimento das informações.
De modo geral, na declaração completa, você informa todos os seus gastos e rendimentos do ano anterior. Se teve muitos gastos dedutíveis, como saúde e educação, ou possui dependentes, essa pode ser a melhor opção para você. No entanto, é importante lembrar que é necessário guardar todos os comprovantes por cinco anos.
Já na declaração simplificada, os dados são mais diretos. Aqui, você tem um abatimento padrão de 20% sobre a soma de todos os seus rendimentos tributáveis do ano anterior, limitado a R$ 16.754,34.
Nossa especialista Laura Alvarenga detalhou as princiapais deduções e isenções possíveis para este ano, confira.
Qual modelo de declaração escolher para o Imposto de Renda 2024?
A versão simplificada pode ser uma boa escolha para os contribuintes que não tiveram muitos gastos dedutíveis em 2023.
Apesar disso, a Receita Federal está disponibilidando um sistema que pode te ajudar a ter a melhor decisão. Ao acessar o site ou aplicativo Meu Imposto de Renda e inserir os seus dados, você encontrará as opções “Por Deduções Legais” e “Por Desconto Simplificado”. Basta escolher a que melhor se adequa à sua situação financeira e de gastos.
E para não perder nada, é importante ficar atento às datas dos lotes de Restituição do Imposto de Renda 2024:
- Primeiro lote: 31 de maio
- Segundo lote: 28 de junho
- Terceiro lote: 31 de julho
- Quarto lote: 30 de agosto
Nesse ano os contribuintes contam com algumas mudanças no Imposto de Renda, confira quais são elas.