Se você tem uma conta no Nubank é importante ficar atento, pois diversos clientes do banco digital estão recebendo ligações pedindo pix. Os golpistas fingem ser funcionários do banco e furtam dinheiro das contas dos clientes.
O Nubank é o quarto maior banco brasileiro e oferece serviços financeiros digitais como conta corrente, cartão de crédito, empréstimos e investimentos. Se tornou bastante popular por oferecer aos clientes uma experiência mais simples, transparente e acessível.
Nossa especialista Laura Alvarenga comenta mais sobre outros tipos de golpes que estão acontecendo, confira.
Como ocorre o golpe do Nubank?
O golpe geralmente acontece por ligação telefônica ou mensagem de texto, onde os golpistas dizem ser funcionários do Nubank e solicitam informações dos clientes para realizar uma atualização de cadastro ou uma autorização de compra. Dados pessoais, códigos de acesso e senhas são alguns dos itens que são pedidos nessas investidas.
Além disso, algumas pessoas acabam informando números de cartões de crédito, dígito de segurança e outras informações utilizadas para roubar o dinheiro das vítimas, realizar compras no nome delas e até mesmo utilizar os dados para abrir ‘contas laranjas’.
Como se proteger do golpe do Nubank?
Para não se tornar uma vítima do golpe do Nubank, é importante não compartilhar nenhum dado ou informação pessoal por ligação ou aplicativos de trocas de mensagens instantâneas, como WhatsApp.
A comunicação oficial do banco é feita através do próprio aplicativo e nunca por ligação ou mensagem, como alerta o próprio Nubank.
Se você receber algum tipo de ligação pedindo para confirmar dados, desligue e após 5 minutos entre em contato com a instituição bancária pelo número divulgado no site oficial. Não ligue para o número informado pela pessoa que fez o primeiro contato.
Além disso, o tempo de espera de uma ligação para a outra é importante para, caso seu telefone esteja grampeado, o golpista não consiga interceptar.