Desde segunda-feira (11) o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem preparado um mutirão em suas agências. Sem a necessidade de que os interessados agendem a sua visita até o local, basta aguardar a ligação do Instituto marcando o dia e a hora para ser atendido. Inicialmente, o mutirão vai atender 37 mil segurados que estão em situações específicas.
O mutirão do INSS vai durar uma semana, a partir da última segunda-feira (11). Nesse período, equipes das superintendências regionais do INSS farão o contato com os segurados que estão na fila para o atendimento de reabilitação profissional. Por isso não há necessidade de agendamento, o próprio Instituto entrará em contato conforme houver vagas.
Para que serve o mutirão do INSS de reabilitação profissional?
De acordo com os dados públicos, existem 37 mil segurados que precisam passar por reabilitação profissional no INSS. Este é o número total considerando a fila para avaliação socioprofissional nas seis superintendências regionais.
Mas afinal de contas, para quem esse tipo de processo é indicado? E como ele funciona?.
- A reabilitação profissional é indicada para quem está recebendo auxílio doença, mas precisa voltar a trabalhar;
- São três casos que indicam a necessidade de retornar ao trabalho: avaliação da perícia médica, o desejo do próprio trabalhador, ou uma ação na Justiça Federal;
- A função da reabilitação profissional é criar adaptações para que o funcionário volte ao seu trabalho quando ainda apresenta algumas sequelas da sua incapacidade;
- São oferecidos cursos profissionalizantes, treinamentos em serviço ou fornecimento de próteses ou órteses;
- Depois de passar pela avaliação, e enquanto estiver em reabilitação, o pagamento do benefício por incapacidade é mantido até o retorno 100% as condições de trabalho.
Nesta matéria, eu explico melhor sobre como funciona o recebimento do auxílio-doença.
Vagas para reabilitação profissional do mutirão do INSS
Quem passar pelo mutirão do INSS vai contar com o atendimento profissional de especialistas como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais. No mutirão as vagas são limitadas, por isso para participar é preciso torcer para ser selecionado.
- Total de 4.773 vagas, sendo:
- 580 em São Paulo;
- 1.530 em Minas Gerais;
- 88 no Rio de Janeiro;
- 630 em Santa Catarina;
- 1.265 em Pernambuco;
- 680 no Distrito Federal.