O INSS continua com as ações para reduzir as filas e aprovar benefícios mais rapidamente. A última ação anunciada é um mutirão de atendimentos que acontece nesta semana em todo o país. Para ser atendido não é necessário fazer agendamento; confira.
Durante toda essa semana o INSS fará o mutirão de reabilitação profissional em seis superintendência regionais. Ao todo é esperado que 37 mil segurados sejam atendidos de 11 a 15 de março.
A chefe da Divisão de Reabilitação Profissional do INSS, Lilian Varandas, destacou que essa ação reforça o compromisso do Instituto em melhorar os seus serviços e cuidar do bem-estar da população.
Mutirão do INSS
- A ação deve reduzir o fila de pessoas em empresa de avaliação socioprofissional.
- O segurado é encaminhado para esse tipo de avaliação quando está afastado pelo Benefício por Incapacidade Temporária, seja por doença ou por acidente de trabalho.
- Dependendo da situação do segurado ele poderá ser encaminhado para treinamento e cursos profissionalizantes voltados a sua adequação ao trabalho.
- Depois do atendimento no mutirão as equipes de cada superintendência prosseguirão com o atendimento dos trabalhadores aptos ao retorno das atividades.
- Os atendimentos acontecerão em seis superintendências, localizadas nos estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Florianópolis, Pernambuco e Distrito Federal.
Nossa especialista Lila Cunha listou quem está isento da carência do Benefício por Incapacidade Temporária, confira.
Como funciona o programa de reabilitação profissional do INSS?
- Esse programa envolve uma equipe multiprofissional, ou seja, de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Sociologia, Pedagogia, Serviço Social, entre outras.
- Nesse processo o segurado é acompanhado pelos profissionais que serão os responsáveis pela avaliação, orientação, informação e acompanhamento dele.
- Um segurado é encaminhado para a reabilitação de três formas: perícia médica; por requerimento espontâneo; pela Justiça Federal.
- Durante todo o programa o segurado continua recebendo o Benefício por Incapacidade Temporária.
- Após o fim dos treinamentos ele é reinserido no seu trabalho ou redirecionado a uma atividade que melhor realize.
- Caso essa reinserção não seja possível ele será contemplado com o Benefício por Incapacidade Permanente, a antiga aposentadoria por invalidez.
- Lembrando que o pedido do benefício pode ser feito pelo Meu INSS.