Protegidos pelo Estatuto do Idoso, as pessoas com mais de 60 anos garantem benefícios financeiros diante da sociedade. É uma forma que o poder público encontrou de incluir esse grupo, permitindo que inclusive idosos de baixa renda possam economizar em média R$ 443 em determina situação.
Uma das determinações do Estatuto do Idoso é que esse grupo ganha o direito de viajar gratuitamente de ônibus por trechos interestaduais, quer dizer, de um estado para o outro. O artigo 40 da lesgilação indica que são dois assentos por viagem que devem ser garantidos pelos idosos pelo menos 1 hora antes do veículo sair.
Economia na viagem de ônibus interestadual
Os idosos podem chegar a economizar mais de R$ 443 ao usufruirem do seu direito de dois assentos gratuitos por viagem interestadual, desde que feitas de ônibus. Não é necessário que o ônibus seja de linha pública, as empresas privadas também devem garantir essa legislação.
Mas atenção para as regras:
- Cada empresa reserva dois assentos gratuitos por viagem para idosos com mais de 60 anos;
- Os bilhetes devem ser retirados no guichê de atendimento da companhia de transporte;
- Ao solicitar a passagem de ida é permitido solicitar a passagem de volta, garantindo o benefício no retorno;
- Se ao procurar pelos bilhetes os assentos já tiverem sido preenchidos naquele trecho, o idoso ganha direito a pagar 50% do valor da passagem.
Quais idosos podem viajar de graça?
Não basta que sejam idosos, os cidadãos que vão usufruir do direito de viajar de graça em trechos interestaduais precisam seguir alguns requisitos. Isso porque, essa é uma garantia dada ao idoso de baixa renda que vai comprovar sua vulnerabilidade por:
- Apresentação da Carteira do Idoso que vai comprovar:
- Ter mais de 60 anos;
- Estar inscrito no Cadastro Único;
- Ter renda familiar mensal de no máximo dois salários mínimos.