Mais mudanças no INSS são anunciadas irritando os idosos

Os idosos que estão habituados com as regras do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), serão surpreendidos. Agora, um dos principais benefícios a serem solicitados para a Previdência Social foi atualizado. Com isso, os interessados terão que tomar novas atitudades ao fazer o pedido. 

INSS
Mais mudanças no INSS são anunciadas irritando os idosos (Imagem: FDR)

Foi anunciado pelo INSS o desejo de trocar a forma como o auxílio-doença é analisado no Instituto. Hoje, quem solicita o Benefício por Incapacidade Temporária precisa obrigatoriamente passar por perícia médica de forma presencial. No entanto, há interesse de trazer mais tecnologia para esse processo. 

Mudança na perícia médica do INSS

De acordo com informações do próprio INSS, deve ser adotado o uso do novo Atestmed em 100% dos pedidos de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Até abril deste ano, ou seja, daqui há um mês, todas as solicitação deverão ser analisadas de forma remota, sem necessidade de consulta presencial. 

O sistema já tem sido adotado desde a metade do ano passado, sendo que quase metade dos pedidos já passam por ele. Das 1,2 milhões de solicitações entre julho e fevereiro, 45,9% foram feitas pelo Atestmed que funciona assim:

Como o atestado médico será enviado?

O envio do atestado médico acontece por meio do sistema Atestmed, em que reconhece a versão digital do documento. Bastarpa fotografar o documento que não deve apresentar rasuras, estar rasgado ou molhado. A foto também precisa ser bem nítida para que os peritos consigam enxergar a descrição da incapacidade. 

Funciona assim:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile