CARNE de graça! Lula libera cartão mensal para famílias

Durante a campanha eleitoral de 2022, ficou muito conhecida a promessa de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiria picanha aos brasileiros. A carne nobre, porém, ainda não tem preço de fácil acesso a todos os consumidores. Mas está nos planos do governo lançar um sistema de “vale carne” com ajuda mensal para que o alimento esteja na mesa dos brasileiros.

VALE CARNE DO BOLSA FAMÍLIA: VALOR E REGRAS PARA RECEBER O BENEFÍCIO AUXÍLIO CARNE NA MESA

Hoje, a oposição usa da promessa da picanha para ironizar os eleitores do presidente Lula. Com o aumento de preço dos alimentos perceptível em qualquer supermercado, muitos criticam a gestão atual. Ainda assim, em busca de minimizar os impactos o governo quer lançar em breve uma ajuda de custo na compra do mês através de pagamento do “vale carne”.

Governo Lula quer criar o vale carne

O ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) disse ter recebido de um grupo de pecuaristas do Mato Grosso do Sul, a ideia da criação de um voucher que será distribuído à famílias de baixa renda para que consigam comprar carne.

Nutricionalmente analisando, essa medida seria benéfica para quem não consegue se alimentar com nenhum tipo de carne bovina, seja qual for o corte. A carne de boi tem alto teor de proteínas, além de vitaminas do complexo B e fonte de minerais.

A proposta dos pecuaristas, já encaminhada para análise da Casa Civil e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), sugere a liberação de:

O valor, no entanto, pode se tornar insuficiente. De acordo com levantamento do Procon de São Paulo, o valor do preço da carne de 1ª fechou janeiro em R$ 38,26 e o de 2ª foi vendido a R$ 28,61.

Quem receberia o voucher para compra da carne?

De acordo com a proposta inicial, o voucher para compra da carne bovina deve ser distribuído para:

A Acrissul calcula que até 19,5 milhões de pessoas poderiam ser beneficiadas.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile