A Receita Federal divulgou na última quarta-feira (6) as regras relacionadas ao Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Dentre as novidades, também foi publicado o calendário da restituição do IRPF 2024. Foram mantidos os cinco lotes de pagamentos, com primeiro em maio e o último em setembro.
A restituição do IRPF 2024 será dividida em cinco meses. É assim que acontece todos os anos, sendo que a Receita Federal vai dividindo os contemplados por prioridades. Quem entregar o documento com erro ou inconsistência é impedido de receber a restituição, e só terá acesso quando fizer a correção.
Calendário da restituição do IRPF 2024
Já tem pelo menos três anos que a Receita Federal organiza o calendário da restituição do IRPF 2024 em cinco meses. Antes disso o período de pagamentos chegava a sete meses consecutivos. Agora, os depósitos acontecem em menor tempo e o primeiro lote é feito no último dia de entrega da declaração.
- 1º LOTE: 31 de maio;
- 2º LOTE: 28 de junho;
- 3º LOTE: 31 de julho;
- 4º LOTE: 30 de agosto;
- 5º LOTE: 30 de setembro.
Quem tem prioridade na restituição do IRPF?
Existema alguns contribuintes que ganharão prioridade na restituição do IRPF 2024, e que por isso terão acesso ao pagamento antes dos demais. Os critérios para garantir a sua vaga nos primeiros pagamentos são, nesta ordem:
- Entregar a declaração no início do prazo (a partir de 15 de março);
- Ser idoso com mais de 80 anos;
- Ser idoso com mais de 60 anos;
- Pessoa com deficiência ou moléstia grave;
- Ter como principal fonte de renda o magistério;
- Escolher a declaração pré-preenchida;
- Receber a restituição via PIX.
Consultar restituição do IRPF 2024
Uma semana antes do pagamento a Receita Federal libera a consulta a restituição do IRPF 2024. Nessa verificação os contribuintes conseguem confirmar se estão ou não inclusos no lote que será pago a seguir. Não estar incluso não significa que houve erro na sua declaração, mas sim que não se encaixou dentro das prioridades.
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Agora, selecione “Consultar restituição” e em seguida “Iniciar”;
- Informe: CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
- Descubra se terá acesso ao pagamento naquele mês.